A Raça Australian Cattle Dog

A RAÇA

País de origem: Austrália

Porte: Médio

Banho e tosa: Baixo

Atividade: Muito alta

Convívio com outros pets: Bom

Convívio com cães: Médio

História: A raça foi desenvolvida para agrupar e conduzir rebanhos, tendo diversas qualidades úteis para realizar essas atividades. É hábil para mordiscar o gado evitando levar coice, conseguindo impor-se sobre animais muito maiores e mais fortes que ele. Ainda hoje, inclusive no Brasil, a raça é amplamente usada para o trabalho em fazendas, ranchos e outras propriedades rurais. Uma grande quantidade de pesquisa foi realizada para verificar a origem do Australian Cattle Dog, mas como os primeiros criadores da raça mantiveram muito pouca informação registrada, há uma divergência significativa de opiniões quanto às raças utilizadas para desenvolver os cães de raça pura que vemos hoje. Contudo, é geralmente reconhecido que resultou do cruzamento de Collies azul merle de Pelo Curto com o Dingo, com uma posterior introdução de sangue de Dálmatas e Kelpies preto e castanho (“tan”).

Tamanho: Fêmea: 43 a 48 cm; Macho: 46 a 51 cm

Personalidade: Sempre alerta, extremamente inteligente, atento, corajoso e fiel, com uma implícita devoção ao dever, que o torna um cão de trabalho ideal. Tem energia e força de sobra, muita coragem e resistência, ao mesmo tempo em que é adestrável e rústico.  Como o nome se aplica à função primordial do cão, e na qual ele não tem igual, que é o controle e a movimentação (manejo) do gado tanto em grandes áreas abertas quanto em áreas confinadas. A lealdade e o instinto de proteção dos “Cattle Dog’s” (cães boiadeiros) o tornam um cão ideal para a guarda do dono, do rebanho e da propriedade. Embora tenha uma desconfiança natural para com estranhos, é de fácil manejo, particularmente em pista de exposição.

Manejo: Precisa de atividades mentais e físicas diárias; necessita estar em companhia de seu dono (tutor), a quem gosta de seguir por todo lado. Apesar de suas habilidades no campo, a raça também se encaixa no perfil pet quando o tutor é ativo e gosta de exercitar-se com o cão.

Destaque:  A pelagem da raça pode ser azul (blue heelers) ou vermelho (red heelers), com variação mosqueado ou salpicado.